quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Amigos de sonho

Hoje sonhei com muitas pessoas que conheço e com outras que nunca vi. Sonhei com pessoas de quem gosto muito e sou capaz de fazer o exercício de enumerar alguns nomes, só porque é Natal. Mas o que me levou a escrever sobre o meu sonho foram as pessoas que lá figuravam, com quem eu sou (ou fui), por norma, apenas cordial e simpática, porque são amigos dos meus amigos, por exemplo, ou porque lá calhou de terem sido cordiais e simpáticos comigo as vezes suficientes para serem notados e verem esse tratamento retribuído.

Nesta última categoria, encontra-se uma das figuras centrais do meu sonho: a Sarinha. Eu não vejo a Sarinha há mais de uma década e neste período não foram muito abundantes os pensamentos dedicados a esta pessoa. Na verdade, não faço ideia em que mundo ela se move hoje. Lembro-me da sua figura débil e do seu olhar mascarado com um sorriso por detrás de uns óculos redondos (mas não posso, sequer, garantir como era a armação). A Sarinha era amiga de alguns dos meus amigos e eu devo ter tido algumas conversas com ela, mas não me consigo recordar do teor de nenhuma delas. Sei que era uma figura por quem sentia real simpatia. (Aqui, talvez tenha que apontar que a Sarinha era efectivamente amiga de amigos meus e não a friend of a friend who desperately wants to become your friend, informação que deve estar para passar na rede social do facebook, mais ou menos nestes termos).

No meu sonho havia uma casa cheia de gente, tudo indicando festa: um bar no sítio onde era a cozinha, uma cabine de DJ, perto da janela dessa mesma cozinha, onde estavam o Hélder e o Ívar, uma banca com livros, muitos livros, no sítio onde era a lareira e onde tantas vezes eu e os meus avós paternos nos sentávamos nos Invernos longos, a ter uma espécie de conversa. Só essa parte da casa e a sala-de-jantar apareciam no meu sonho tal qual eu me lembro deles na infância, o resto da casa, carregada de pessoas estranhas, aparecia desfigurada como foi deixada nos anos mais recentes. Na cozinha, estava eu, muito agitada, nervosa e algo angustiada. A anfitriã desta festa não era eu, era a Sofia. Mas a Sofia estava muito atrasada porque ficara retida em Londres, por causa da neve. A angústia tinha a ver com isso, certamente. Eu sei exactamente porque sonhei o que sonhei e isto não é catarse nenhuma, apetece-me apenas partilhar um sonho, porque é Natal.

Não sei exactamente do que se tratava, mas algo tinha que ser apresentado e faltavam soluções e, acima de tudo, faltava a Sofia. No exacto momento em que a minha angústia crescia até ao limite, aparece a Sarinha com um grou bebé na mão. Eu não sei se o mais inesperado do meu sonho é o facto de ter sido a Sarinha a aparecer ou o facto de ela ter aparecido com um grou entre mãos, mas esse quadro fez-me muito bem naquela conjuntura. (mais tarde, percebi por que se tratava de um grou e não de um pintainho, mas essa parte não vou revelar, mesmo sendo Natal).

A aparição da Sarinha, tornou-me de imediato célere e produtiva e foi aí que comecei a perceber que essa parte da cozinha estava cheia de amigos: o Alberto e o Hugo estavam em frente ao balcão, o Alberto conversava com o Kosta e convencia-o com alguma facilidade de que, sim, era permitido fumar ali; o Hugo observava com a calma introspectiva de há dez anos os tiques e trejeitos das pessoas à sua volta e tentava ler-lhes as conversas pelos lábios. Ao lado deles, estava o Pedro, a pentear com os dedos os cabelos loiros e a sumir-se para o interior de uma música, enquanto numa espécie de pista improvisada se desenhavam alguns movimentos. O Nuno, a Andreia e a Luísa enchiam o centro dessa pista, em movimentos desencontrados. O Pedro, o outro Pedro parecia incansável a fazer com que tudo corresse bem( o Pedro faz sempre bem!). Na cozinha parecia noite, mas atravessando a sala de jantar e o salão de visitas, chegava-se à varanda e o sol brilhava. Era aí que em cima de uma manta se reunia a trupe alemã: Hannes, Raukia e Daniel aparecem visíveis, há outras pessoas de costas para mim ou de perfil, mas não consigo ver-lhes o rosto ou sentir-lhes a presença. Alguns rostos estão perfeitamente desenhados e parecem reais, mas eu juro nunca os ter visto. Quando passo por aí, é com pressa, seguida de perto pela Sarinha e pelo grou. Ao fundo das escadas, vejo a Christiane de costas, a fumar um cigarro; e, arregaçando as mangas para um abraço, aproxima-se a Sílvia. O abraço não acontece. Tenho uma pressa absurda! Vamos a casa buscar algo para resolver problemas.

Casa, o lugar, onde sempre vou buscar o que importa.

Não sei o que é, mas o meu pai dá-nos a solução para o problema. Voltamos as duas, a correr, mas começa a chover torrencialmente e o caminho fica cheio de pequenas poças… numa dessas poças enlameadas, a Sarinha cai e transforma-se em sapo. Um clássico. Era quase meia-noite. A minha angústia do início do sonho, volta. Um carro aproxima-se de nós a alta velocidade (conheço aquela curva, chama-se "pé da má"), ainda vejo a Sofia ao volante, mas, de súbito, alguém se move na cama ao meu lado, uma luz acende-se, eu acordo e o meu primeiro impulso é voltar ao sonho e devolver a forma humana à Sarinha. Não consigo dormir durante muito tempo. Eventualmente adormeci e sei que sonhei, mas não me lembro se acabei este sonho ou se comecei outro. Não me lembro. Foi só um sonho, vale o que vale. É como a vida ou como um amigo, ou até mesmo um amigo de um amigo: inestimáveis.

Se alguém vir a Sarinha diga-lhe, por favor, que embora não faça parte da minha lista de amigos virtuais, ainda cabe nos meus sonhos. E já agora, um bom Natal para ela e, por exemplo, para a minha mãe, que à semelhança de outras pessoas que muito estimo, não me apareceu neste sonho, nem na lista de amigos do facebook! Sinal de que os sonhos são de cada um e só cada um manda neles. Boas festas e bons sonhos!

1 comentário: