domingo, 5 de setembro de 2010

As famílias gritam

Todas as famílias gritam, mas há umas que gritam mais do que outras.
Eu estava convencida que nenhuma família fazia mais banzé do que a minha, quando chegava agosto e as reuniões, a pretexto de sardinhada, se sucediam umas às outras numa inebriante dança de sorrisos e abraços à chegada e à partida. Entre essa dança bem definida, outras modas se coreografavam, normalmente ao ritmo de vozes esganiçadas, irritadiças, impacientes e abertas, demasiadamente abertas para o meu gosto.
Eu estava convencida que ninguém se irritava mais do que eu, quando todos falavam em simultâneo e eu, que abominava isso, falava também em tom demasiado elevado, aproveitando para atropelar pessoas (do meu sangue ou não) com todo o destempero que conseguisse reunir na voz. Ano após ano, encontro após encontro, eu prometia a mim mesma em silêncio, que não voltaria a compactuar com esse tipo de comportamento. E este Verão não foi diferente: lá estive em lugar conhecido a prometer a mim mesma não voltar a falar tão alto, não voltar a indignar-me com opiniões, gostos e valores que ficam de outro lado daquilo que defendo, gosto e pratico. Para o ano cá estará, certamente, a minha alma veraneante com os mesmos sentimentos, as mesmas sensações, as mesmas irritações e (oxalá!) a mesma família.
Falo do Verão porque, como somos mais, estamos de férias e há poucas inquietações, a profusão de conversas é acentuadamente maior e normalmente mais desprendida; mas isto é sentimento que me acompanha o ano todo, a vida toda. Isto, pensava eu, só se passava na minha família, facto que me causava um certo incómodo.
Estes dias, de repente, dei por mim em aturada observação ao comportamento de outras famílias e foi com alguma surpresa que senti aquela vergonha que normalmente se sente por coisas que não nos dizem diretamente respeito, e aí percebi que o incómodo que eu sentia, era na verdade essa vergonha que, ao observar comportamentos em tudo idênticos aos da minha família, tão espontaneamente se definiu no meu corpo.
Foi fácil concluir que, no seio familiar, grande parte das conversas ocorrem entre gritos e atropelos e que é precisamente isso que se pretende: que ninguém oiça ninguém, e todos reclamem o seu momento para falar, opinar, barafustar, para fazer pedidos ou revelações, mas mantendo sempre de reserva essa fé de que ninguém nos esteja verdadeiramente a ouvir…
Quando queremos, de facto, ouvir e ser ouvidos temos amigos a quem recorrer e podemos aí fazer uso das regras de boa educação que nos foram incutidas algures na infância. De forma proverbial sabemos bem que quando um burro fala o outro baixa as orelhas e sabemos o significado disto, porque no-lo ensinaram algumas dessas pessoas que aos domingos de agosto, ao juntarem-se em churrascos e sardinhadas parecem uma cena violenta de um filme (uma daquelas em que fechamos os olhos, encolhemos o corpo e pomos as mãos nos ouvidos). Às vezes, é isto mesmo que me apetece fazer e, em muitas imagens que guardo só para mim, é isso mesmo que faço. Há de ser isso que outros fazem também.
Não sei.
Sei que este espaço, onde me acolhem sempre, tem a capacidade bruta de me receber em vísceras como nenhum outro. Talvez seja por isso que, ano após ano, também eu seguro as suas. Talvez seja por isso que não me envergonho de continuar a fazer promessas que nunca cumprirei e para a próxima cá estarei com tudo de bom e mau que o meu interior conseguir expelir. Sei que todos farão o mesmo. E essa estranha contradição do amor que tanto compreende como ofende continuará a fazer muito por estas mãos paradoxais.

5 comentários:

  1. Simplesmente fantástico! Como me identifico com tudo o que escreves!
    Tomara ter a coragem suficiente para to voltar a dizer olhos nos olhos.Quem sabe, um dia...
    Beijos Genia.

    ResponderEliminar
  2. sentimentos partilhados...
    ainda não conhecia este blogue.
    vou visitar mais vezes...
    bjs
    Nuno Moreira

    ResponderEliminar
  3. Anónimo, obrigada por passares! Aqui também está o meu olhar.

    Nuno, bem-vindo! Visita, visita!:)

    ResponderEliminar
  4. Isto é ser Gente genuina, espontanea, verdadeira....no meio de atropelos de falas há muito de Ser Eu, de partilha, de "quero que me ouçam", mesmo que pareça que ninguém nos ouve.
    Ser familia não é um pouco disso também?

    ResponderEliminar
  5. Anónimo 2, o "quero que me ouçam" é a estrutura superficial de todas as famílias. O meu texto é sobre uma estrutura mais profunda (e nem por isso menos genuína, espontânea, verdadeira). É mais um: "sei que me ouvem, se for mesmo importante". Em momento algum eu disse: "As famílias gritam e são mentirosas". O que eu quero dizer é mais: "as famílias gritam e nós reconhecemos aí aquilo que nos convém para crescer". É sempre bom ter escolha!:)

    ResponderEliminar